Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Economia Direta: economista explica o que é a inflação e seus efeitos

23/03/2021 -

  • Economia Direta (23/03/2020):

A definição clássica de inflação é o aumento contínuo e generalizado de preços no mercado. O economista Fernando Gomes, servidor da Câmara, explica que os valores de bens e serviços sobem e descem, em primeiro lugar, de acordo com a lei da oferta de procura, ou seja, se há mais demanda por parte de consumidores do que a disponibilidade de produtos, os preços aumentam; no sentido contrário, caem. Ele acrescenta que outros elementos que pressionam a inflação se concentram no movimento das taxas de câmbio; preço dos combustíveis; taxas de juros; e criação de impostos e outros tributos.

Como consequência, a população perde seu poder de compra, o que provoca a redução do volume de investimentos do setor produtivo e gera um ambiente de incerteza no mercado. Para combater a inflação, Fernando Gomes cita que a gestão clássica adotada pelos governos é a política monetária, por intermédio do manejo da taxa de juros.

O Brasil também começa a conviver com o ambiente econômico de estagflação, quando há redução da atividade econômica combinada com o aumento de preços, causada por ações de política monetária e fiscal, políticas de crédito e câmbio. Para o economista, neste cenário o governo precisa definir um dos dois problemas para enfrentar em primeiro lugar, e no caso brasileiro a escolha recaiu sobre o combate à inflação, via elevação da taxa de juros.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE