Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rose Modesto: projeto prevê violência contra a mulher como parte dos currículos da educação básica

22/03/2021 -

  • Entrevista - Dep. Rose Modesto (PSDB-MS)

O Plenário da Câmara pode votar o projeto que inclui a prevenção da violência contra a mulher como parte dos currículos da educação básica. A deputada Rose Modesto (PSDB-MS), terceira secretária da Câmara, lembra que em muitos casos as crianças e adolescentes ficam mais tempo com seus professores do que no ambiente familiar, o que torna as escolas, junto com a igreja, o trabalho, as famílias, um ambiente propício para discussão de temas que auxiliem no combate aos casos de agressão física ou psicológica e, ainda mais, às mortes de mulheres no Brasil.

Rose Modesto, que é professora, aponta que os estabelecimentos de ensino já vêm debatendo a violência contra crianças e os ataques aos direitos humanos em seus currículos, e estima que os profissionais da educação terão condições de desenvolver os conteúdos com seus alunos, com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais e com embasamento nos planos pedagógicos das escolas e na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Com a mudança, Rose Modesto considera que em uma geração será possível reverter os elementos de uma cultura machista que ainda persiste na sociedade, o que para ela é um componente primordial nos altos índices de violência, com uma agressão a cada dois minutos e 12 mortes de mulheres por dia no Brasil.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo