Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Aliel Machado: emergência sanitária e econômica mostra que falta de investimento em ciência e tecnologia é um equívoco

19/03/2021 - 00h00

  • Entrevista - Dep. Aliel Machado (PSB-PR)

O deputado Aliel Machado (PSB-PR) considera que a emergência sanitária e econômica provocada pela pandemia de coronavírus demonstra que a falta de investimento em ciência e tecnologia é um equívoco na priorização dos investimentos públicos. O deputado é o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. Ele aponta que o Brasil dispõe de instituições renomadas e pessoal qualificado, mas não é possível avançar em pesquisas e inovação sem estrutura e sem investimentos, tanto que o país vem perdendo profissionais para outros países.

Aliel Machado reitera que os resultados dos recursos aplicados em pesquisa científica e tecnológica beneficiam toda a sociedade, tanto em avanços nas áreas de saúde e educação, como também no desenvolvimento econômico em setores como, por exemplo, a agricultura.

O congressista afirma ainda que o governo federal age em sentido contrário à valorização da ciência e tecnologia, ao manter sua agenda de ataque ao funcionalismo, às instituições de pesquisa e ao ensino superior público, e lembra que as universidades têm um papel que vai além da educação, avançando no atendimento à população com ações de extensão universitária e pesquisa.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo