Rádio Câmara

Salão Verde

Concessão de florestas públicas

Concessão de florestas públicas

22/03/2021 - 12h00

  • Concessão de florestas públicas

Desde 2006, o Brasil tem a Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06) que permite a concessão de áreas florestais para a exploração sustentável da biodiversidade e o combate ao desmatamento. Porém, pouco saiu do papel até agora: somente 18 projetos de 10 empresas envolvendo apenas 1 milhão de hectares do total de 20 milhões de hectares disponíveis para concessão. Salão Verde vai detalhar uma proposta (PL 5518/20) em análise na Câmara dos Deputados que, em grande parte, tem o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista, governo federal e entidades socioambientais para, ao mesmo tempo, proteger áreas florestais, gerar emprego e renda, valorizar o conhecimento das comunidades tradicionais e ampliar o reflorestamento do país.

Pontos de vista nesta edição: Ana Bastos, diretora-executiva da Amata, empresa pioneira em concessão florestal no Brasil; Teresa Rossi, coordenadora do Instituto Escolhas, que elaborou estudos técnicos sobre o tema; Valdir Colatto, diretor do Serviço Florestal do Brasil; Ana Carolina Bragança, procuradora da República no Amazonas; e deputados Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coautor da proposta sobre concessão florestal e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), coordenador da Frente Parlamentar da Economia Verde.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.