Rádio Câmara

Salão Verde

Brumadinho: polêmica reparação socioambiental

Brumadinho: polêmica reparação socioambiental

15/03/2021 - 12h00

  • Brumadinho: polêmica reparação socioambiental

Mais de dois anos após o crime socioambiental de Brumadinho, acaba de ser formalizado um amplo acordo para a tentativa de reparações e compensações do rompimento de uma barragem da mineradora Vale. Mas, de tão polêmico, o tal acordo de R$ 37,6 bilhões chegou a ser questionado no Supremo Tribunal Federal. A difícil reparação dos incontáveis danos de Brumadinho é o tema de Salão Verde, aproveitando debate na comissão externa da Câmara dos Deputados sobre o tema. O crime ocorreu em 2019, deixou 272 mortos – alguns corpos ainda não resgatados – e um rastro de destruição no vale do rio Paraopeba, afluente do gigante rio São Francisco.

Pontos de vista nesta edição: atingidos Fernanda Perdigão Oliveira distrito de Piedade de Paraopeba, Brumadinho-MG; Silas Fialho, Brumadinho-MG; Guilherme Morais, vereador de Brumadinho-MG; Tatiane de Oliveira, Pompéu-MG; Joelísia Feitosa, Juatuba-MG;  e Altino Rodrigues Neto, entorno do Lago de Três Marias/Rio São Francisco-MG. Jarbas Soares Junior,  procurador-geral de justiça de Minas Gerais e signatário do acordo; Carlos Eduardo Pinto, ex-coordenador de meio ambiente do Ministério Público de Minas Gerais; e Juliana Figueiredo, analista de relação da mineradora Vale com comunidades. Deputados Rogério Correia (PT-MG), coordenador da comissão externa da Câmara sobre o tema, Aurea Carolina (Psol-MG) e Domingos Sávio (PSDB-MG), integrantes da comissão externa.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.