Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Silas Câmara: projeto cobra encargos de distribuição de micro e minigeração de energia elétrica

09/03/2021 - 09h50

  • Entrevista - Dep. Silas Câmara (REP-AM)

Está pronto para votação em Plenário o projeto que estabelece cobrança diferenciada de encargos e tarifas para micro e minigeradores que solicitarem acesso aos sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, beneficiando produtores que atinjam no máximo 3 mil kW de energia.

Autor da proposta, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) comemora o crescimento do setor no país, creditado por ele a quatro fatores: economia proporcionada ao consumidor final a partir de fontes renováveis; rapidez e simplicidade na implantação dos sistemas de geração de energia; mais respeito ao meio ambiente; e dificuldades de investimento em grandes empreendimentos energéticos.

A expectativa para este ano é que a energia produzida a partir da força eólica, solar, biomassa ou outras fontes tenha investimentos próximos a R$ 17 bilhões, contribuindo para uma arrecadação que atingiu R$ 5 bilhões no ano passado e para a manutenção de perto de 150 mil postos de trabalho.
Silas Câmara aponta que o projeto vai dar previsibilidade e segurança jurídica ao setor, além de promover a justa remuneração pelos custos de acesso às redes de distribuição de energia.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo