Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Economia Direta: medida provisória amplia para 40% do salário o limite de crédito consignado por aposentados e pensionistas

09/03/2021 - 09h25

  • Economia Direta (09/03/2020):

Os deputados aprovaram ontem a medida provisória que amplia para 40% do salário o limite de crédito consignado por aposentados e pensionistas, contra os 35% atuais. O benefício, que vai valer até dezembro de 2022, também foi estendido para servidores públicos, agentes da segurança pública e trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, segundo relata o colunista Fernando Gomes. Outra matéria aprovada pela Câmara prevê um pacote de ajuda ao setor de eventos, um segmento que teve prejuízo estimado de R$ 90 bilhões no ano passado, com consequências para a empregabilidade de perto de 450 mil pessoas no país.

O economista também cita que os trabalhos da Comissão Mista de Orçamento já avançaram, com a aprovação do relatório de receitas e o parecer preliminar da Lei Orçamentária, com arrecadação estimada de R$ 1,39 trilhão, superior à previsão original do governo federal. Os próximos passos são os relatórios de despesas e a compatibilidade das emendas de parlamentares, de bancadas, de comissões técnicas e do próprio relator.

Fernando Gomes também detalha aspectos da PEC Emergencial, que foi aprovada pelo Senado e começa a ser analisada na Câmara, criando as condições para a volta do pagamento do auxílio emergencial; e antecipa a perspectiva de instalação das comissões técnicas permanentes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo