Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Carmen Zanotto: parlamentar aponta alguns desafios da mulher na sociedade

08/03/2021 -

  • Entrevista - Dep. Carmen Zanotto (Cidadania-SC)

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) acredita que medidas implantadas na legislação eleitoral ao longo dos últimos anos contribuíram para o aumento da participação feminina na vida política nacional, tanto no Parlamento federal quanto nas assembleias estaduais, câmaras de vereadores e prefeituras. Ela avalia que a reserva de pelo menos 30% das vagas nas eleições proporcionais e igual índice de recursos para as campanhas demonstram que as mulheres não entram na política apenas para cumprir cotas, mas para participar efetivamente dos destinos de sua comunidade e do país.

Ainda assim, a parlamentar aponta que as mulheres enfrentam dificuldades em vários aspectos da vida cotidiana. Durante a pandemia, segundo Camen Zanotto, muitas pessoas ficaram desempregadas e, por outro lado, as mulheres que conseguiram manter seus postos de trabalho continuaram enfrentando a dupla jornada, realizando suas atividades de casa, cuidando dos afazeres domésticos e ainda auxiliando os filhos nas aulas remotas. E a violência doméstica continuou a ser um grande problema enfrentado pela parcela feminina da população, mas Carmen Zanotto estima que não haja retrocessos na questão.

A parlamentar também aponta que entre as prioridades da bancada feminina estão a retomada do auxílio emergencial e a viabilização das vacinas contra o coronavírus para toda a população.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo