Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Laércio Oliveira: novo marco regulatório para o mercado de gás natural pode diminuir custo final do produto

04/03/2021 -

  • Entrevista - Dep. Laércio Oliveira (PP-SE)

Pela estimativa do relator do novo marco regulatório para o mercado de gás natural no Brasil, deputado Laércio Oliveira (PP-SE), o custo final do produto pode cair até 40% caso as novas regras sejam definitivamente aprovadas na Câmara, depois de terem voltado do Senado com alterações. Atualmente, o preço do gás no país é perto de três vezes superior ao observado na Europa. Todas as mudanças aprovadas pelos senadores, aliás, foram retiradas, porque já haviam sido discutidas e rejeitadas anteriormente pelos deputados.

A proposta acaba com o monopólio da Petrobras sobre o mercado e também altera o regime de exploração do gás natural, de concessão, que exige licitações, para autorização. Com a abertura do setor, segundo avalia o parlamentar, o Brasil poderá receber até R$ 40 bilhões em investimentos por ano, de empresas que pretendem entrar na concorrência pela distribuição de gás no país.

Para isso, na visão de Laércio Oliveira, o país precisa aprimorar sua infraestrutura no segmento, especialmente no transporte. Hoje, o país dispõe de menos de 10 mil quilômetros de gasodutos de transporte e 35 mil quilômetros de dutos de distribuição.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE