Rádio Câmara

Salão Verde

Genomas variantes de coronavírus

Genomas variantes de coronavírus

08/03/2021 - 12h00

  • Genomas variantes de coronavírus

No momento em que o Brasil enfrenta nova escalada da pandemia, Salão Verde traz os esforços da ciência para o sequenciamento genético das variantes do coronavírus. Conhecer o genoma desses dribles e artimanhas virais é fundamental para o diagnóstico, o tratamento e a estratégia de enfrentamento da covid-19, além de ajustes na produção de vacinas e futuros medicamentos. O programa apresenta a Vigenômica, rede de vigilância genômica que a Universidade Estadual Paulista (UNESP) acaba de criar no interior de São Paulo, estado que lidera o número absoluto de casos e mortes de covid-19 no país. O Brasil também tem a CoronaÔmica, uma rede nacional de genomas do coronavírus original e de suas variantes. Cientistas e parlamentares voltam a alertar quanto à relação direta entre pandemias e meio ambiente desequilibrado.

Pontos de vista nesta edição: Jayme Augusto Neto, coordenador da Rede de Vigilância Genômica da UNESP; Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP; Jaqueline Góes, biomédica e pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP (ambas pioneiras no sequenciamento genético do coronavírus no Brasil); Mike Ryan, diretor de programas emergenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS); e deputado Fábio Trad (PSD-MS).

Produção - Lucélia Cristina
​​​​​​​Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.