Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Maurício Schneider: estudo detalha adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

18/02/2021 - 10h00

  • Entrevista - Maurício Schneider

O processo de adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é detalhado em novo estudo da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. O consultor Maurício Schneider, autor da pesquisa, explica que a organização se propõe a ser uma grande promotora de boas práticas para o crescimento econômico, associadas à redução das desigualdades e ao desenvolvimento social de seus integrantes, sendo responsável, por exemplo, por trabalhos na área de combate à corrupção, políticas ambientais e também pelo Pisa, o exame internacional de estudantes do ensino fundamental e médio realizado a cada três anos.

A organização é composta hoje por 36 países e congrega ainda cinco parceiros estratégicos, entre eles o Brasil, que participa de alguns comitês de análise e definição de políticas, em áreas como comércio internacional, sistema tributário, agricultura, educação e direitos do consumidor, além de já ter aderido a mais de 80 instrumentos normativos da entidade.

Na visão do consultor Maurício Schneider, a participação do Brasil nos fóruns da OCDE pode significar o estreitamento das relações comerciais e políticas com os demais países-membros, facilitando a execução de iniciativas para o desenvolvimento econômico e social. Ele avalia que hoje o país, de modo geral, já adota políticas condizentes com as recomendações da organização.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo