Rádio Câmara

Salão Verde

Terremotos no Brasil (REPRISE)

Terremotos no Brasil (REPRISE)

22/02/2021 - 12h00

  • Terremotos no Brasil (REPRISE)

Salão Verde mostra o mapa de ameaças sísmicas do país, que foi recentemente atualizado, incluindo áreas como as regiões do Pantanal, centro de Goiás, sul de Minas Gerais e parte da Amazônia. O Nordeste e o Mato Grosso já eram citados, desde 2006, na “norma antissísmica”, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para orientar as construções de engenharia em áreas de risco. Mas os tremores de terra ocorrem em todas as regiões do país e provocaram até uma morte em 2007, no norte de Minas Gerais. O quadro “GeoLógicas” explica a formação de um terremoto. Sismólogos das Universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP) mostram o histórico e o monitoramento desses eventos no Brasil, além de detalhar onde, como e por quê os tremores de terra acontecem no país.

Pontos de vista nesta edição: Lucas Vieira Barros, doutor em sismologia e professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB); e Marcelo Assumpção, doutor em geofísica, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e autor da atualização do Mapa de Ameaças Sísmicas do Brasil.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.