Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Sílvio Costa Filho: autonomia do Banco Central aproxima Brasil de outros países

10/02/2021 - 09h55

  • Entrevista - Dep. Sílvio Costa Filho (REP-PE)

A autonomia do Banco Central vai aproximar o Brasil da gestão econômica já adotada em outros países há mais de 20 anos, segundo explica o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), relator da proposta de emenda à Constituição que está em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto define que a diretoria do Bacen terá mandato de quatro anos, com o início marcado para o terceiro ano da gestão do presidente da República no exercício do cargo.

Sílvio Costa Filho aponta que o mecanismo vai limitar as ingerências políticas na gestão do banco e não deve causar divergências entre a autoridade monetária e o governo federal, já que vai garantir a previsibilidade econômica, num sinal claro ao mercado financeiro internacional sobre a governança financeira interna.

O deputado lembra que o principal papel do Banco Central é assegurar a estabilidade dos preços, a partir do controle da inflação, pela política de juros. Sílvio Costa Filho avalia que os juros baixos contribuem para a movimentação da economia, porque é mais lucrativo aplicar em iniciativas produtivas do que manter recursos em instituições financeiras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE