Rádio Câmara

Salão Verde

Queimada e desmatamento zero em 2021

Queimada e desmatamento zero em 2021

08/02/2021 - 12h00

  • Queimada e desmatamento zero em 2021

Salão Verde traz a fiscalização e a mobilização de parlamentares, cientistas, artistas e sociedade civil para que 2021 não repita a devastação dos biomas brasileiros registrada no ano passado. 2020 foi desastroso em muitos aspectos: no meio ambiente, por exemplo, o Pantanal, maior planície inundável do mundo, torrou em chamas e se sufocou com a fumaça das queimadas que ameaçam transformá-lo em “pastonal”. O combate à devastação pantaneira foi a principal meta de uma comissão externa da Câmara dos Deputados, que, em 2021, vai ampliar o foco na direção do Cerrado, alvo de expansão econômica, e da Amazônia, sob risco cada vez mais intenso de “savanização” diante de mudanças climáticas e ações humanas danosas ao meio ambiente. A meta é queimada e desmatamento zero nos biomas brasileiros.

Pontos de vista nesta edição: Carlos Nobre, climatologista e cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Teobaldo Witter, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC); e artistas Almir Sater, Tetê Spindola e Marcos Palmeira. Deputados: Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da Comissão Externa da Câmara sobre Queimadas nos Biomas; e Lúcio Mosquini (MDB-RO), vice-líder do governo na Câmara.

Produção - Lucélia Cristina
​​​​​​​
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.