Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Soraya Santos: não há irregularidade em anulação da votação para cargos da mesa diretora

02/02/2021 -

  • Entrevista - Dep. Soraya Santos (PL-RJ)

Atual primeira secretária da Câmara dos Deputados, a deputada Soraya Santos (PL-RJ), descarta qualquer irregularidade na decisão do presidente Arthur Lira (PP-AL) em anular a eleição dos demais cargos da mesa diretora e não vê chances do movimento do bloco formado por MDB, PT e outros partidos prosperar em sua intenção de manter a votação original em ação no Supremo Tribunal Federal. Segundo ela, os partidos alegaram problemas técnicos no registro, mas não há qualquer movimento registrado eletronicamente na Secretaria Geral da Mesa anterior à inscrição efetiva, feita seis minutos após o prazo final.

Soraya Santos lembra que episódio semelhante já havia acontecido na eleição anterior da mesa, quando o PDT fez seu registro com um minuto de atraso, e teve a inscrição indeferida automaticamente. Ela aponta que, como o partido não estava conseguindo acesso ao sistema, deveria ter solicitado uma certidão junto à SGM para comprovar a tentativa.

Ela também questiona que o deferimento da inscrição tenha sido tomado de forma monocrática pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e que, em reunião de líderes, os deputados ligados ao bloco vencedor questionaram a irregularidade, sem sucesso.

Soraya Santos acredita que o STF vai garantir a decisão do novo presidente Arthur Lira, por se tratar de assunto interno do Poder Legislativo.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo