Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Enio Verri: bloco questiona anulação da votação para os demais cargos da mesa diretora

02/02/2021 - 10h45

  • Entrevista - Dep. Ênio Verri (PT-PR)

O bloco formado em torno da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara está questionando no Supremo Tribunal Federal a anulação da votação para os demais cargos da mesa diretora, primeira medida anunciada pelo novo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). A alegação é de que o PT, maior partido do bloco, registrou sua participação na Secretaria Geral da Mesa seis minutos após o prazo final estabelecido.

Líder do PT na Câmara, o deputado Enio Verri (PT-PR) sustenta que todas as etapas legais foram cumpridas, e que o atraso no registro se deve a dificuldades no próprio sistema de registro, fato que teria sido comunicado antes do fim do prazo de inscrição. Ele descreve que desde o início da manhã os partidos tentaram acesso ao registro e que o problema foi relatado inclusive em reunião de líderes da qual participou o próprio deputado Arthur Lira, que seria em seguida eleito para a Presidência, e que chegou a consenso sobre os procedimentos da eleição.

Caso o entendimento do bloco prevaleça, os partidos integrantes terão direito à primeira e à quarta secretarias da mesa. Caso contrário, haverá apenas uma vaga para o PT, pelo tamanho próprio da bancada. Para Enio Verri (PT-PR), a decisão do novo presidente causou um clima insustentável na Casa, por ele deveria trabalhar na construção de pontes para o entendimento entre as várias forças políticas representadas no Parlamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo