Rádio Câmara

Salão Verde

Agora é lei: pagamento por serviços ambientais

Agora é lei: pagamento por serviços ambientais

01/02/2021 - 12h00

  • Agora é lei: pagamento por serviços ambientais

Salão Verde detalha a lei federal sobre pagamentos por serviços ambientais, em vigor desde 13 de janeiro. Conheça as principais regras e objetivos, as formas de pagamento e quem pode pagar e receber pelos serviços de conservação da natureza. O programa relembra os quase 15 anos de tramitação do tema no Congresso Nacional, o pioneirismo do município de Extrema-MG e a expectativa de que esse instrumento de desenvolvimento sustentável saia do papel para efetivamente ampliar as formas de preservação do meio ambiente.

Pontos de vista nesta edição: Paulo Henrique Pereira, gestor ambiental de Extrema-MG, e Maurício Amazonas, professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do tema na Câmara; Rubens Bueno (Cidadania-PR), coautor da proposta original; Camilo Capiberibe (PSB-AP), relator na Comissão de Meio Ambiente; Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Giovani Cherini (PL-RS), vice-líder do governo e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária; Joenia Wapichana (Rede-RR), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas; e Enrico Misasi (PV-SP), líder do Partido Verde.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.