Rádio Câmara

Salão Verde

Prefeituras indígenas e quilombolas

Prefeituras indígenas e quilombolas

18/01/2021 - 12h00

  • Prefeituras indígenas e quilombolas

Dos 5.570 municípios brasileiros, oito estão sendo administrados por indígenas e dois por quilombolas desde 1° de janeiro. É o maior número de prefeitos ligados a comunidades tradicionais nos últimos anos. Nas Câmaras Municipais, tomaram posse 179 vereadores indígenas e 68 quilombolas. Os dois povos são marcados pela relação especial com a natureza e com a terra, vivenciadas como espaços sagrados de usos, costumes e crençasSalão Verde traz a expectativa de uma “pegada mais socioambiental” na gestão municipal comandada por indígenas e quilombolas.

Pontos de vista nesta edição: Vilmar Kalunga (PSB), quilombola, prefeito de Cavalcante-GO; Isaac Piyãko (PSD), indígena Ashaninka, prefeito de Marechal Thaumaturgo-AC; Mário Nicácio (Rede), indígena Wapichana, vice-prefeito de Bonfim-RR; Giovani Krenak (PSD), indígena Krenak, vereador de Resplendor-MG; e Glória Moura, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora dos hábitos das comunidades tradicionais. Deputados Joenia Wapichana (Rede-RR), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas; e Joseildo Ramos (PT-BA), integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.