Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Francisco Júnior: relatório final da comissão mista da Covid-19 avalia a atuação do governo federal

21/12/2020 - 10h10

  • Entrevista - Dep. Francisco Júnior (PSD-GO)

O relator da comissão do Congresso que acompanha as medidas econômicas de combate à Covid-19, deputado Francisco Jr. (PSD-GO), avalia que, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, a União conseguiu dar um suporte importante a diferentes setores. O relatório final apresentado pelo deputado, aprovado pela comissão mista (18/12), tem 282 páginas, com avaliação sobre as ações do governo federal até o momento e recomendações para medidas futuras.

Francisco Jr. destaca que a comissão realizou 40 audiências públicas, ouvindo 109 autoridades, como o ministro da Economia, Paulo Guedes. O trabalho da comissão, segundo o relator, não se restringiu à fiscalização, mas buscou também influenciar mudanças de rumo nas decisões do governo.

O relator destaca quatro principais pilares na atuação do Executivo federal no combate à pandemia: ações na Saúde (como hospitais de campanha, compra de kits de testagem, organização de logística para vacinação); auxílio emergencial; suporte à iniciativa privada; e apoio a estados e municípios. Para Francisco Jr., desses quatro eixos, o que teve menos sucesso foi o que tratou do auxílio às empresas, especialmente por conta de uma dificuldade de mudança de mentalidade no sistema financeiro na composição de itens como juros e garantias de empréstimos.

Dados da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados mostram que o total de despesas autorizadas em 2020 pelo governo federal para o combate à Covid-19 supera R$ 574,9 bilhões, dos quais, até o dia 15 de dezembro, R$ 508 bilhões (88,4%) já haviam sido pagos.​

Apresentação – Ana Raquel Macedo 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo