Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Luiz Ovando: é necessário avaliar a estratégia de vacinação que tenha mais eficácia para conter a Covid-19

17/12/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Dr. Luiz Ovando (PSL-MS)

O deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) considera que a priorização aos idosos na vacinação contra o coronavírus é uma questão ética, mas pondera que é necessário avaliar também a estratégia que tenha mais eficácia para estancar a disseminação da Covid-19, o que passa pela imunização do contingente populacional que está em idade laboral ativa, ou seja, entre os 20 e no máximo 50 anos, porque inclusive essa faixa etária concentra a maior parte dos vetores do vírus.

Na visão do parlamentar, que também é médico, a adesão do Brasil ao consórcio internacional de vacinas, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde, vai facilitar a contenção da doença no país, desde que os produtos tenham sua eficácia e segurança comprovadas pelos órgãos internacional de saúde e, no Brasil, pela Anvisa. Ele lembra que nenhuma estrutura de saúde no mundo tem capacidade de fazer frente às internações resultantes de uma pandemia, e por isso a vacina é a grande esperança contra a Covid-19.

Dr. Luiz Ovando também considera positiva a iniciativa do Ministério de Saúde, que vai desenvolver uma campanha de comunicação sobre a segurança das vacinas que forem aprovadas pela autoridade sanitária brasileira. Para ele, há um conflito evidente entre os direitos individuais, caso a pessoa não queira ser vacinada, e o direito coletivo à saúde, devido ao risco de cada um ser um vetor de contaminação da sua comunidade.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE