Rádio Câmara

Salão Verde

Xô, 2020! (Retrospectiva ambiental)

Xô, 2020! (Retrospectiva ambiental)

21/12/2020 - 12h00

  • Xô, 2020! (Retrospectiva ambiental)

2020 está sendo um ano tão negativo que, infelizmente, seu efeitos de hecatombe ainda se farão sentir por mais algum tempo. O meio ambiente foi um dos muitos temas que ficaram embaixo da pesada nuvem cinzenta que imperou na maioria desses 12 meses. Salão Verde traz a retrospectiva ambiental de 2020, marcado por trágica pandemia, recordes históricos de queimadas no Pantanal e de desmatamento na Amazônia, evidências incontestáveis de aumento da temperatura global e de mudanças climáticas, além de desacordos políticos que só agravaram a situação no Brasil e no mundo. Em busca de luzes no fim do túnel, o programa também traz iniciativas concretas que alimentam sonhos de um “recomeço verde” no mundo pós-pandemia. O quadro “Tá lá na lei” mostra algumas das propostas socioambientais definitivamente aprovadas neste ano por deputados e senadores.

Pontos de vista nesta edição: Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia; Ana Cláudia Franco, virologista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Carlos Nobre, climatologista e cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Ângelo Rabelo, diretor do Instituto do Homem Pantaneiro; Cláudio Ângelo, coordenador do Observatório do Clima; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente; e deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) (presidente da Câmara dos Deputados), Rodrigo Agostinho (PSB-SP) (coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista), Professora Rosa Neide (PT-MT) (coordenadora da Comissão Externa sobre Queimadas nos Biomas; e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) (integrante da CEXT-Biomas).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.