Rádio Câmara

Feijoada Completa

Garimpo ilegal e o avanço da Covid-19 em terras indígenas - bloco 1

11/12/2020 - 21h00

  • Garimpo ilegal e o avanço da Covid-19 em terras indígenas

Bloco 1 - Vamos saber mais detalhes sobre o garimpo ilegal e o avanço da Covid 19 em terras indígenas. O Congresso Nacional recebeu uma projeção com frases para marcar a entrega a autoridades federais de uma petição com mais de 400 mil assinaturas, que pede a retirada  de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami. O documento foi entregue durante reunião com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.  A iniciativa faz parte da campanha "Fora Garimpo Fora Covid". O programa conversou com a coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) (REDE/RR).

Bloco 2 – Conheça o trabalho da Comissão Externa da Câmara que vai debater políticas públicas sobre envelhecimento saudável. A Organização Mundial de Saúde declarou a década do envelhecimento saudável o período de 2020 a 2030. A OMS considera idoso quem tem 60 anos ou mais. Segundo o IBGE, em 2018, havia mais de 30 milhões de brasileiros nessa faixa etária. Quem traz as informações sobre esse assunto é a  deputada Leandre (PV-PR) (PV/PR), uma das autoras para criação da Comissão.

Bloco 3 -  No quadro Bolso do Cidadão, Beto Veiga dá dicas de como usar o décimo terceiro, e Adriana Magalhães, no quadro Atravessar Fronteiras, fala sobre perspectivas de recuperação  do setor de turismo.

Por causa da pandemia da Covid-19 e pela necessidade do isolamento social, o nosso programa está sendo feito de casa, e vai ao ar na sexta-feira, às 21h, com reapresentação no sábado, às 9h30.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos! Nosso e-mail: radio@camara.leg.br. Nosso número de WhatsApp: (61) 99978-9080.

Produção: Lucélia Cristina
Apresentação: Edson Junior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00