Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paulão: Brasil pode ratificar convenção interamericana contra o racismo

07/12/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Paulão (PT-AL)

Caso o Brasil ratifique a convenção interamericana contra o racismo, a discriminação racial e formas correlatas de intolerância, aprovada em 2013 pela Organização dos Estados Americanos, haverá mais responsabilidade do país, frente à comunidade internacional, no combate à desigualdade ainda verificada contra minorias, segundo entende o deputado [[Paulão]], que relatou o projeto de confirmação da medida na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Ele considera que a aprovação do tratado também poderá evitar o avanço de políticas negacionistas que ele vê no atual governo federal, que desmontou secretarias e órgãos vinculados à área e reduziu os recursos orçamentários.

Paulão alerta que episódios de discriminação continuarão acontecendo no Brasil caso não sejam implantadas ações afirmativas de combate à desigualdade racial, desde medidas preventivas como delegacias específicas e o fortalecimento do Ministério Público, até o reforço do ensino da história dos negros no Brasil nas escolas, em aspectos culturais, religiosos, de turismo e gastronomia.

As marcas do regime escravocrata, segundo acrescenta Paulão, permanecem até hoje na sociedade, o que gera uma dívida muito grande do país com sua população negra, mitigada em ações pontuais recentes como a criação de cotas no ensino superior público.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE