Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Soraya Santos: violência contra a mulher candidata foi o principal problema das eleições de 2020

03/12/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Soraya Santos (PL-RJ)

Na avaliação da deputado Soraya Santos (PL-RJ), primeira secretária da Câmara dos Deputados, a violência contra a mulher candidata foi o principal problema das eleições municipais de 2020, o que ainda assim não impediu um avanço qualitativo da presença feminina nas câmaras de vereadores. Ela cita que os municípios que não tinham mulheres entre seus representantes locais eram mais de 1.300 na legislatura que está se encerrando, e serão apenas 948 a partir de janeiro.

A bancada feminina da Câmara, que acompanhou a participação das mulheres na campanha e nas eleições, também verificou que, na composição das câmaras das capitais, o percentual atingiu 17% de vereadoras eleitas.

Na visão da parlamentar, é necessário ampliar as políticas de incentivo à participação das mulheres, que começaram com a reserva de 30% de vagas para cada gênero nas eleições proporcionais, o que só se tornou efetivo com as punições aos partidos que não atingissem a cota mínima.

Soraya Santos observa que a medida provocou o lançamento de candidaturas sem objetivo eleitoral, as chamadas “laranjas”, mas isso também foi combatido com nova legislação determinando a distribuição proporcional de investimentos nas campanhas e tempo de propaganda eleitoral. Agora, as mulheres lutam pela proposta de emenda à Constituição que determina reserva de 17% vagas nos parlamentos municipais, estaduais e federal.

Soraya Santos participa de seminário internacional da Secretaria de Relações Internacionais sobre as mulheres na política, debatendo com representantes do Canadá, Israel e Suécia.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo