Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Felício Laterça: medida provisória prorroga por mais 2 anos Plano Nacional de Cultura

03/12/2020 - 09h35

  • Entrevista - Dep. Felício Laterça (PSL-RJ)

Presidente da frente parlamentar mista em defesa da cultura e do desenvolvimento social, o deputado Felício Laterça (PSL-RJ) considera que as discussões virtuais poderão ampliar a participação dos movimentos culturais na discussão sobre a prorrogação do Plano Nacional de Cultura, definida em medida provisória editada pelo governo federal. As regras atuais venceram no início deste mês de dezembro e sua extensão vai ser agora analisada por deputados e senadores, em uma comissão que vai recolher sugestões da sociedade.

Para Felício Laterça, é essencial que as políticas culturais no país sejam ampliadas, abrindo espaço para manifestações de arte que mostrem a unidade da sociedade brasileira a partir de todas as suas diferenças e matizes e resgatem valores culturais atualmente deixados em segundo plano.

O Plano Nacional de Cultura orienta as ações de longo prazo na área, e o texto apresentado pelo governo reforça a avaliação da efetividade das ações públicas para o setor a partir do sistema nacional de informações e indicadores culturais, o que para Felício Laterça vai contribuir para a aplicação correta dos recursos públicos, com a valorização dos profissionais com menos exposição na mídia e o fomento das manifestações artísticas nas cidades. O parlamentar comenta ainda que é preciso olhar para os profissionais invisíveis da classe artística, que dão suporte aos projetos culturais e que, com a pandemia, acabaram perdendo espaço no mercado de trabalho.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE