Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Mariana Carvalho: primeira fase da vacinação contra o coronavírus deve começar em Março

02/12/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Mariana Carvalho (PSDB-RO)

Relatora da medida provisória (MP 994/2020) que libera recursos para viabilizar a produção e aquisição de vacinas contra o coronavírus, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) avalia que a primeira fase de vacinação contra o coronavírus deve ser iniciada em março de 2021, com foco em profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas.

A parlamentar reitera que qualquer imunização contra a Covid-19 deve ser autorizada pela Anvisa, o que já está em vias de ocorrer não apenas com o medicamento desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz, mas também em outras iniciativas.
A MP libera cerca de R$ 2 bilhões em créditos para a vacina de Oxford, e o governo federal espera produzir 100 milhões de doses, suficientes para abranger 50 milhões de brasileiros.

Após a primeira fase, segundo relata a deputada Mariana Carvalho, as próximas etapas de vacinação devem incluir idosos a partir de 60 anos, de forma escalonada; em seguida, maiores de 18 anos com comorbidades; e, na quarta fase como professores do nível básico ao superior, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população carcerária.

Mariana Carvalho aponta que há preocupação com a infraestrutura de armazenamento das doses e também com a produção de seringas e agulhas, mas acredita que o Ministério da Saúde e os governos estaduais estão preparando a logística de distribuição das vacinas e a viabilização dos insumos para sua aplicação.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE