Rádio Câmara

Painel Eletrônico

André Freire da Silva: Câmara sedia Congresso Internacional de Preservação da Memória Institucional

01/12/2020 - 09h10

  • Entrevista - André Freire da Silva

A manutenção institucional de arquivos, documentos e peças de arte começa pelo entendimento sobre os aspectos técnicos da preservação até o domínio geral sobre as políticas de preservação convencional ou digital.

A Câmara dos Deputados realiza congresso internacional sobre o tema, e o diretor do Centro de Informação e Documentação da Casa, André Freire da Silva, acrescenta que a proteção da memória do um país significa, na verdade, manter a história do seu povo, permitindo aprender com o passado e avançar sem os mesmos erros.

A política de gestão do acervo histórico da Câmara, segundo conta o especialista, começou ainda em 1823, o que mostra a necessidade de acúmulo de uma longa trajetória de conhecimento e condições estruturais para atingir níveis de excelência na preservação institucional. Por sua experiência, o Parlamento brasileiro é referência em restauração e preservação, inclusive digital, e inclusive no apoio a outras instituições para a criação de estratégias próprias.

Entre os desafios da preservação institucional, André Freire aponta as limitações financeiras e carências na infraestrutura para a manutenção dos acervos das instituições, e acrescenta também que a formação dos profissionais do segmento não é muito desenvolvida no país, pela ausência de instituições capacitadas. Mas ele aponta que a preservação institucional só avança quando os gestores públicos assumem a responsabilidade sobre os arquivos em seu poder.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE