Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Adrian Albala: partidos de centro e direita com bom resultado nas urnas em 2020 devem reivindicar mais espaço na negociação de pautas no Congresso

30/11/2020 - 09h40

Em entrevista ao jornal Painel Eletrônico, o professor Adrian Albala, pós-doutor em Ciência Política e professor da Universidade de Brasília, faz uma análise sobre o papel das questões locais nas disputas para prefeitura. O resultado das urnas indica que o eleitor levou menos em conta debates ideológicos de esquerda à direita, segundo o professor.

Ainda de acordo com Adrian Albala, os partidos de centro e direita que alcançaram resultados relevantes nas eleições municipais, como PSD, PP, DEM, MDB e PSDB se tornam cabos eleitorais sólidos e relevantes em próximas disputas. É de se esperar que esses partidos, com pauta mais liberal e de direita, reivindiquem mais espaço. E, segundo o cientista político, esse papel já poderá ser sentido nas negociações para eleição para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro. Nesse contexto de pandemia e pós-pandemia, o governo federal também terá que conversar mais com essas bases de centro e direita que ganharam destaque nas eleições municipais.

Na esquerda, o professor da UnB avalia que o PT terá que se reestruturar e buscar reconstruir suas bases nacionais. Entre as novas lideranças, Adrian Albala destaca a figura de Guilherme Boulos, do PSOL, que, embora tenha sido derrotado por Bruno Covas, em São Paulo, alcançou projeção nacional nesta disputa eleitoral. Albala analisa, no entanto, que o PSOL continua sendo um partido pequeno, com pouca capilaridade no país. Segundo ele, é difícil afirmar neste momento que Boulos será o candidato que poderá unir as esquerdas na eleição de 2022.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi e Carlos Oliveira 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo