Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Emerson Cervi: resultado das eleições municipais indica derrota da antipolítica

30/11/2020 - 08h50

  • Entrevista - Emerson Cervi (1º Bloco)

Nesta eleição, o PT não alcançou vitória em nenhuma capital. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o professor Emerson Cervi, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal do Paraná, analisa que o Partido dos Trabalhadores enfrentou, juntamente com os outros partidos, um momento de transição. O cientista político analisa que o grande vencedor desta eleição foi a política e quem perdeu foi a antipolítica. Partidos tradicionais, como o MDB, tiveram sucesso, tanto nas capitais quanto em municípios pequenos. O discurso de outsider, segundo o professor, perdeu espaço.

Emerson Cervi analisa, ademais, que é preciso separar a figura do presidente Jair Bolsonaro do movimento do bolsonarismo. Nesta eleição municipal, o bolsonarismo teve menos sucesso. Mas, para o professor, o presidente deverá se movimentar e buscar uma base mais ampla. O presidente está hoje sem partido e, por enquanto, não há sinais de que o Aliança pelo Brasil vá conseguir se viabilizar como legenda.

Na avaliação de Emerson Cervi, no entanto, é prematura a avaliação de que resultados de 2020 já indicam tendências para 2022. Primeiro, segundo ele, porque eleitor na eleição municipal escolhe levando em conta as questões locais. Além disso, em 2022, novas configurações partidárias devem se formar, inclusive por conta da cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi e Carlos Oliveira

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE