Painel Eletrônico
Dep. Damião Feliciano: comissão externa acompanha investigação do caso Carrefour
26/11/2020 - 09h10
-
Entrevista - Dep. Damião Feliciano (PDT-PB)
Coordenador da comissão externa da Câmara que acompanha a investigação sobre a morte de João Alberto Freitas, espancado por seguranças de uma loja do Carrefour em Porto Alegre (RS), o deputado Damião Feliciano (PDT-PB) avalia que as empresas devem ser responsabilizadas também economicamente por episódios semelhantes.
Integrantes do colegiado estarão no Rio Grande do Sul, na próxima semana, para as primeiras atividades do grupo, que incluem reuniões com representantes do governo do estado, dos órgãos de segurança pública e do Ministério Pública, entre outros. Também há a intenção de convocar representantes da direção nacional do supermercado Carrefour.
Entre as punições às companhias, Damião Feliciano propõe a suspensão de benefícios fiscais e a vedação de negócios com o poder público. Ele também sugere a criação de um ranking nacional de casos de racismo e violência entre as empresas.
O deputado credita o caso ocorrido em Porto Alegre ao racismo estrutural e institucional que ainda atinge a sociedade brasileira e acrescenta que é prerrogativa do Congresso Nacional propor alterações na legislação para combater a violência contra negros e outras minorias. Damião Feliciano considera ainda que os agentes públicos de segurança e também os funcionários de empresas privadas devem receber melhor preparação para gerenciar casos como a abordagem a João Alberto.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi
Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook