Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Luiz Ovando: Câmara participa da campanha Novembro Azul

25/11/2020 - 09h50

  • Entrevista - Dep. Dr. Luiz Ovando (PSL-MS)

O diagnóstico precoce pode significar a cura total dos pacientes com câncer de próstata, e por isso o deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) alerta que os homens devem procurar avaliação médica a partir dos 40 anos, junto a ações de prevenção que incluem a adoção de uma vida saudável, abandono do cigarro e da bebida em excesso, ingestão de frutas e realização de exercícios com regularidade. O parlamentar, que também é médico, acrescenta que a prevenção ao câncer de próstata deve vir acompanhada por avaliações cardiovasculares periódicas, que começam inclusive mais cedo, a partir dos 35 anos.

O grande obstáculo para que os homens brasileiros procurem serviços profissionais reside, de acordo com Dr. Luiz Ovando, numa cultura de certa forma opressora ainda presente na sociedade, que coloca a busca constante pelo sucesso profissional acima dos cuidados com a saúde, bem como no preconceito quanto à realização do exame de toque retal, que detecta alterações na próstata. Mas o parlamentar acredita que a situação está mudando entre as novas gerações, apesar de pesquisas ainda mostrarem que 70% dos homens não costumam ir ao urologista para fazer exames de rotina.

A Câmara dos Deputados participa todo ano da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a importância dos exames periódicos para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE