Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Erika Kokay: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

24/11/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Erika Kokay (PT-DF)

A proposta de emenda à Constituição que reserva vagas para mulheres nos poderes legislativo municipais, estaduais e federal é um dos instrumentos para combater a sub-representação feminina na política nacional, segundo o entendimento da deputada Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar observa que nos últimos anos houve avanços como a garantia de 30% de vagas por gênero, acompanhada em seguida pela obrigatoriedade do financiamento mínimo de 30% para candidaturas femininas e da distribuição proporcional do tempo de propaganda eleitoral na mídia, mas os resultados ainda não refletem o peso da mulher na sociedade brasileira.

A deputada é uma das coordenadoras dos eventos que estão sendo realizados por ocasião da campanha mundial chamada de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vai até o dia 10 de dezembro e que no Brasil se inicia antes, em 20 de novembro, dia nacional da consciência negra.

Erika Kokay também aponta avanços na legislação de proteção às mulheres, citando especialmente a Lei Maria da Penha, que trata desde a conscientização sobre as medidas de combate à violência até a responsabilização dos agressores, mas contrapõe com dados que colocam o Brasil como o quinto país com maiores índices de feminicídio. Parte do problema segundo ela, se deve à perpetuação de discursos que naturalizam a violência e acabam influenciando comportamentos machistas e preconceituosos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo