Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Alberto Neto: MP amplia a margem de concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas

18/11/2020 -

  • Entrevista - Dep. Capitão Alberto Neto (REP-AM)

O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), relator da medida provisória que amplia a margem de concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, acredita que a mobilização da sociedade poderá permitir a votação do texto no Plenário da Câmara, garantindo sua aprovação antes que perca a validade. A MP aumenta o limite de comprometimento do benefício recebido para 40%, contra os 35% atuais, exclusivamente para créditos contraídos até o final do ano.

Mas a extensão do prazo é um dos pontos que o deputado está estudando, junto a outros parlamentares que apresentaram emendas neste sentido e também em negociações com a área econômica do governo federal, para determinar a viabilidade técnica e financeira da medida. Capitão Alberto Neto também defende a inclusão, em seu relatório, do pagamento de um 14º salário para aposentados e pensionistas, para que possam fazer frente ao aumento de gastos com saúde e prevenção à pandemia ao longo deste ano.

Outros dois pontos que ainda podem ser acrescidos ao relatório dizem respeito à suspensão do pagamento dos empréstimos por quatro meses, para facilitar a reorganização das finanças dos beneficiários, e também a extensão dos critérios do consignado para servidores públicos e trabalhadores celetistas. Capitão Alberto Neto sustenta que o empréstimo consignado é a maneira mais justa de obter crédito, por conta dos juros mais baixos que outras opções do mercado financeiro e para evitar que aposentados e pensionistas tenham que recorrer a agiotas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo