Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Lúcio Mosquini: Congresso pode avançar na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias

17/11/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Lúcio Mosquini (MDB-RO)

Segundo o entendimento do deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO), vice-líder do governo na Câmara, a base de apoio ao governo deve buscar um consenso para resolver ao mesmo tempo o comando da Comissão Mista de Orçamento e o encaminhamento da eleição para a Presidência da Casa, a ser realizada no início de fevereiro do ano que vem. Desta forma, o parlamentar acredita que o Congresso Nacional pode avançar na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do próprio Orçamento Geral da União para 2021.

Ao mesmo tempo, Lúcio Mosquini avalia que já há amadurecimento suficiente para a votação da reforma tributária, que vai tomar tempo dos parlamentares por sua complexidade. Por outro lado, o parlamentar, mesmo pessoalmente favorável a um valor inclusive maior, alerta que não há recursos para manter o auxílio emergencial em R$ 600, como defende a oposição e parte da base governista, sob risco de inviabilizar o controle das contas públicas.

O deputado ainda antecipa que não deve prosperar a proposta de emenda à Constituição que determina a reserva de vagas para mulhers não apenas nas eleições, mas na composição das câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na própria Câmara Federal. Lúcio Mosquini classifica a proposição como uma espécie de discriminação com as próprias mulheres, que poderiam assumir vagas nos poderes legislativos mesmo com votações insignificantes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo