Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Alexandre Rollo: recomendações para os eleitores que irão às urnas no domingo

13/11/2020 - 09h35

  • Entrevista - Alexandre Rollo

A pandemia de Covid-19 levou a Justiça Eleitoral a adotar recomendações adicionais para os eleitores que vão às urnas no primeiro turno das eleições municipais, neste domingo, dia 15 de novembro. O doutor em relações sociais Alexandre Rollo, também especialista em direito eleitoral, cita que a votação começa às 7h, mas reforça o pedido do Tribunal Superior Eleitoral e dos tribunais estaduais de que os grupos de risco tenham preferência até as 10h.

Também é preferível que os eleitores que não estão se sentido bem não compareçam aos locais de votação, e os que forem devem optar por irem sozinhos. Todos devem usar máscaras o tempo todo, manter distanciamento, levar sua própria caneta para assinar a lista de comparecimento e usar álcool gel antes e depois do acesso à urna eletrônica. Alexandre Rollo também destaca que não haverá contato próximo entre eleitores e mesários, e os documentos eleitorais e de identificação devem ser apresentados a uma distância segura.

Alexandre Rollo alerta ainda sobre os direitos e deveres dos eleitores e candidatos no dia da votação. É permitida a manifestação individual e silenciosa sobre a preferência eleitoral, inclusive com adesivos ou botons na roupa, mas é vedado ao eleitor promover aglomeração, fazer boca de urna ou até mesmo andar em grupos com camisetas de cores iguais. O especialista também reitera que qualquer manifestação política pela internet está vedada, sendo considerada crime eleitoral.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo