Rádio Câmara

Salão Verde

Lições de Niède Guidon (REPRISE)

Lições de Niède Guidon (REPRISE)

30/11/2020 - 12h00

  • Lições de Niède Guidon (REPRISE)

Na voz da própria Niède Guidon, Salão Verde revive a saga da arqueóloga que saiu do interior de São Paulo para revelar ao mundo as riquezas arqueológicas, ecológicas, paleontológicas, históricas e culturais da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí. Esse trabalho de quase 60 anos revolucionou as teorias sobre a presença do homem no continente americano e, principalmente, mudou o destino da Caatinga piauiense, que hoje abriga uma fundação e um museu com padrão de primeiro mundo e um parque nacional já declarado patrimônio da humanidade. Doutora em arqueologia pela renomada Universidade Sorbonne, da França, Niède Guidon reconhece que toda essa transformação regional é resultado do intercâmbio de saberes com os sertanejos rústicos, conhecedores das riquezas e dos segredos da Caatinga.

Entrevistas nesta edição: Niède Guidon, arqueóloga e fundadora do Museu do Homem Americano; Antoniel Santana, guia no Parque Nacional da Serra da Capivara; Riquelma Dias, moradora de São Raimundo Nonato-PI e testemunha da transformação regional.

Produção - Lucélia Cristina
Apresentação - José Carlos Oliveira e Paula Bittar

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.