Rádio Câmara

Salão Verde

Se é bio é boom!

Se é bio é boom!

23/11/2020 - 12h00

O mundo vive o “boom” das alternativas biológicas para reduzir um pouco dos efeitos negativos da ação humana sobre os biomas. A rica biodiversidade do Brasil realça o potencial do país em bioeconomia, biotecnologia, bioinovação, bioinsumos, biocombustíveis, enfim, biosustentabilidade. Conheça a transformação da ucuubeira, uma típica árvore da Amazônia ameaçada de extinção, em “nova jóia” da economia local. Há também avanços biotecnológicos alternativos à proteína de carnes, laticínios e ovos, gerando produtos como hamburguer de planta, carne de células cultiváveis e proteína a partir de fungos e bactérias. Os bioinsumos agrícolas já são uma alternativa viável aos agrotóxicos. Por manter as florestas em pé, gerar emprego e renda e alavancar negócios bilionários, esse “boom” bioeconômico tem produzido acordos e convergências entre ambientalistas, cientistas, empresários e agentes públicos.

Pontos de vista nesta edição: Carlos Nobre, climatologista e cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Denise Hills, diretora de sustentabilidade da Natura; Gustavo Guadagnini, gerente do Good Food Institute; Maurício Adade, presidente do conselho diretor da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI); general Hamilton Mourão, vice-presidente da República e coordenador do Conselho Nacional da Amazônia; Alessandro Cruvinel, integrante do conselho estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos; Rose Monnerat, pesquisadora de recursos genéticos e biotecnologia da Embrapa; e Rogério Vian, presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS). Deputados Alexis Fonteyne (Novo-SP), coordenador da Frente Parlamentar da Biotecnologia; Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), coordenador da coalização em defesa dos biocombustíveis.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.