Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Geninho Zuliani: novo pacto federativo pode promover redistribuição das receitas tributárias no Brasil

12/11/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Geninho Zuliani (DEM-SP)

No entendimento do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), que foi prefeito da cidade de Olímpia por dois mandatos, um novo pacto federativo pode promover a redistribuição das receitas tributárias no Brasil, fazendo com que os administradores municipais não precisem mais buscar recursos junto aos governos estaduais, ministérios e governo federal. O tema é objeto de proposta de emenda à Constituição, a exemplo da reforma tributária, que para o deputado vai esclarecer o volume de receitas de cada ente federativo.

Geninho Zuliani considera que os novos prefeitos ou candidatos reeleitos vão assumir as gestões municipais sob uma grande incerteza social e econômica, pelos rumos da pandemia de Covid-19, pelo déficit fiscal da União, que deve girar em torno de R$ 800 bilhões, e também pelo fim do auxílio emergencial a partir de janeiro.

O congressista comenta ainda que os impactos da pandemia geraram dois tipos de dificuldades para as administrações municipais. O primeiro diz respeito à estrutura de saúde, tema que afeta mais as cidades médias e grandes, que possuem estrutura de atendimento e acabam atraindo pacientes de outras localidades. O segundo é o reflexo econômico que desta vez, para Geninho Zuliani, afeta de maneira semelhante todas as cidades, porque boa parte das prefeituras vai ter que agir para garantir recursos à população, especialmente a mais carente, com a distribuição de cestas básicas e outras formas de auxílio.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE