Rádio Câmara

Trilha das Artes

A primeira transexual das Forças Armadas em documentário de Marcelo Díaz

A primeira transexual das Forças Armadas em documentário de Marcelo Díaz

14/11/2020 - 19h00

  • A primeira transexual das Forças Armadas em documentário de Marcelo Diaz (Bloco único)

Marcelo Díaz é um cineasta brasiliense que dirigiu curtas e médias exibidos em mais de 60 festivais pelo mundo e em canais de TV. Desde o ano passado ele vem exibindo o seu primeiro longa metragem "Maria Luiza"", que conta o drama da primeira transexual das Forças Armadas brasileiras que, após 22 anos de trabalho como militar, foi indevidamente aposentada por invalidez. O filme, que ganhou o Prêmio de Melhor Documentário Internacional no Human Rights Film Festival (México), investiga as motivações das autoridades militares para impedi-la de vestir a farda feminina e a sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica.

Marcelo fala da produção e dos impactos do seu documentário, ao som de alguns temas que embalam o filme: Ave Maria, Bach e Gounod (por Yo-Yo Ma e Kathryn Stott) | Meu Sertão, Cristiano Luiz Penerari | House of Rising Sun, The Animals |e Saudade da Minha Terra, Belmonte e Amaraí.

Outros filmes do diretor:

  1. Terra de Luz (2016, Prodav TVs públicas/FSA)
  2. Restrutural (2014, doc TV Câmara, concurso nacional A Hora é Agora)
  3. Desdobráveis (2013, curta - Melhor Roteiro, CineMube/São Paulo; mais de 20 festivais no Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Suécia, EUA)
  4. Galeno, Curumim Arteiro (2010, DOCTV Brasil)
  5. Oficina Perdiz (2006, Melhor Curta de Brasília no Festival de Brasília; Prêmio de Público no Festival de Curtas de São Paulo; Melhor DOC no Festival São Carlos; mais de 30 festivais como: Havana, Milão, Sidney Latino, Brazilian FF Miami e Toronto, Gramado, Tiradentes, Cine Ceará)

    Produção e Apresentação André Amaro

 

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE