Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende: PEC determina 16% de vagas nos parlamentos para mulheres

11/11/2020 - 09h55

  • Entrevista - Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)

Coordenadora da bancada feminina, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) acredita que será possível aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC 134/2015) que determina a reserva de 16% de vagas nos parlamentos federal, estaduais e municipais para mulheres, a partir de articulação que inclui os presidentes da Câmara e do Senado e também vários líderes partidários. O tema já foi votado pelos senadores, mas passa por negociações entre os deputados.

A congressista credita as resistências ainda existentes com relação à matéria a três fatores: a reação natural de sobrevivência política de parlamentares que terão suas chances de eleição reduzidas; a participação ainda restrita das mulheres nos espaços de debate e decisão dos partidos; e a necessidade constante de incentivar a participação feminina na política. Para ela, parte das objeções à destinação de vagas acaba quando o oponente adota um raciocínio de comprometimento com as políticas públicas e direitos das mulheres.

Atualmente, perto de dois mil municípios não têm nenhuma vereadora, e Professora Dorinha Seabra Rezende acrescenta outros fatores que contribuem para o afastamento das mulheres da política, que são a violência política sofrida desde o período eleitoral até o exercício do mandato, para quem se elege, e a dupla jornada imposta às mulheres, por conta de uma mentalidade patriarcal que ainda domina boa parte da sociedade brasileira.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE