Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Gleisi Hoffman: Câmara se prepara para votar projeto que concede autonomia do Banco Central

09/11/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Gleisi Hoffman (PT-PR)

O PT defende que o Banco Central tenha um papel duplo, de condução da política monetária e fiscal do governo federal, mas também controle as ações que garantam a geração de emprego e renda. A presidente nacional do partido, a deputada Gleisi Hoffman (PT-PR), lembra que a dinâmica é seguida nos Estados Unidos, em que o órgão econômico central tem esse chamado mandato duplo.

A Câmara se prepara para votar projeto que concede autonomia do Banco Central, já aprovado no Senado Federal, mas a parlamentar considera que a iniciativa não é adequada, porque a autarquia funciona justamente como banco da União, implantando as políticas monetária e fiscal definidas pelo Poder Executivo. Gleisi Hoffman alerta que um Bacen autônomo pode inclusive estabelecer ações que anulem as medidas adotadas pelo governo eleito.

A congressista acredita que a autonomia do Banco Central sirva aos interesses do mercado financeiro, com a priorização do capital em detrimento do setor produtivo e do mundo do trabalho. Gleisi Hoffman critica ainda a intenção de estabelecer, para o presidente e os diretores do BC, um tempo de permanência no cargo descasado do mandato concedido pela população aos presidentes da República, conforme o projeto em análise no Congresso.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE