Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Malco Camargos: pandemia mudou o eixo das discussões na campanha municipal para prefeito e vereador

09/11/2020 - 09h30

  • Entrevista - Malco Camargos

A pandemia de coronavírus mudou o eixo das discussões na campanha municipal para prefeito e vereador, segundo a análise do doutor Malco Camargos, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e diretor do Instituto Ver Pesquisa e Estratégia, inserindo assuntos de interesse nacional como a saúde e o emprego e deixando de lado questões mais locais, como transporte, limpeza urbana e educação. Para ele, depois de uma queda na qualidade dos debates políticos nas últimas eleições, o voto em 2020 pode representar o surgimento de um eleitor melhor preparado para avaliar os temas nacionais.

Malco Camargos aponta ainda que os atuais prefeitos concorrentes à reeleição, caso tenham administrado de forma positiva os efeitos locais da Covid-19, levam vantagem em relação aos demais candidatos, tendo em vista que a campanha eleitoral foi atípica, sem muitos eventos públicos e baseada na televisão e nas redes sociais. Já os administradores municipais que decidiram priorizar a manutenção das atividades econômicas sem isolamento, no entendimento do professor, podem ter resultados negativos nas urnas.

Por outro lado, o pesquisador entende que os efeitos da pandemia não serão sentidos de forma significativa no dia da votação, a não ser entre pessoas que integram os grupos de risco de contaminação pelo coronavírus.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE