Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Murilo Rodrigues da Cunha Soares: estudo da Câmara traça paralelo entre a tributação no Brasil e nos Estados Unidos

03/11/2020 - 09h45

  • Entrevista - Murilo Rodrigues da Cunha Soares

Estudo da Consultoria Legislativa da Câmara traça um paralelo entre a tributação no Brasil e nos Estados Unidos, países que adotam sistemas tributários diferentes entre si, mas ainda assim singulares em relação à maioria das outras nações. O consultor Murilo Rodrigues da Cunha Soares explica, por exemplo, que em geral existe um imposto nacional relacionado à produção e consumo, cobrado ao longo do processo econômico.

Enquanto no Brasil a tributação sobre o consumo atinge 45% do total arrecadatório, nos Estados Unidos chega perto de 18%. Outra grande diferença é a cobrança sobre o patrimônio, que não passa de 5% no Brasil, contra 12%.

Outra diferença identificada pelo estudo diz respeito aos impostos e taxas pagas pelas empresas, já que nos Estados Unidos grande parte da renda é tributada diretamente na renda da pessoa física dos sócios, além de ser cobrada da própria companhia, mas no Brasil há baixa incidência sobre lucros e dividendos.

Murilo Rodrigues da Cunha Soares explica ainda que a riqueza que um país produz e sua distribuição influenciam as características de cada sistema tributário e o montante arrecadado. No estudo, ele aponta que o produto interno bruto dos Estados Unidos bateu em U$ 21,4 trilhões em 2019, contra U$ 1,8 trilhão no Brasil, ou seja, 12 vezes menor. A relação diminui um pouco quando é analisada a renda per capita, ou seja, por habitante, já que a popupalação norte-americana é 50% superior à brasileira.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo