Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Márcio Jerry: está em formação a frente parlamentar pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde

27/10/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Márcio Jerry (PCdoB-MA)

Está sendo formatada no Parlamento a frente parlamentar pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde, sob coordenação, na Câmara, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), com o objetivo de reforçar o orçamento para a área e ampliar o alcance das ações públicas de saúde. Hoje, o SUS atende perto de 80% da população brasileira, ou quase 160 milhões de habitantes, respondendo por 45% do total que é investido em saúde no país.

Márcio Jerry defende também a ampliação da participação da sociedade nas discussões sobre o financiamento e a organização da infraestrutura do SUS, com o aprimoramento das atribuições dos conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde, e lamenta, segundo sua percepção, que os espaços de atuação popular tenham sido restringidos pelo atual governo federal. Para ele, a experiência e as contribuições dos gestores públicos também são essenciais para a preservação e melhoramento do sistema, a partir de fóruns como o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde.

O parlamentar reitera ainda que a importância do SUS foi comprovada durante a pandemia de coronavírus porque, em seu entendimento, a capilaridade da estrutura física e a dedicação dos profissionais envolvidos com o sistema público de saúde evitaram uma tragédia maior para a saúde da população brasileira.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo