Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Alcides Costa Vaz: eleições nos EUA e seus reflexos no Brasil

26/10/2020 - 09h45

  • Entrevista - Alcides Costa Vaz

Se por um lado a eventual reeleição do presidente norte-americano Donald Trump não deve alterar o nível das relações políticas e comerciais com o Brasil, a vitória do democrata Joe Biden deve provocar uma mudança em algumas posições, especialmente em temas como meio ambiente e direitos humanos, caso queira manter a busca de uma relação privilegiada com os Estados Unidos, de acordo com o entendimento do professor Alcides Costa Vaz, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

O alinhamento político do governo de Jair Bolsonaro à administração de Donald Trump, segundo o especialista, não se traduziu em benefícios econômicos para o país, na medida em que o governo norte-americano implantou medidas protecionistas, inclusive aplicando sobretaxas à exportação de produtos nacionais, o que frustrou as expectativas de uma relação privilegiada. Caso o Partido Democrata vença as eleições, Alcides Costa Vaz acredita que o governo brasileiro vai precisar rever posições em diversos campos, chegando até mesmo a promover mudanças em postos estratégicos da diplomacia internacional.

Um dos grandes efeitos de uma vitória democrata, na visão do professor, será uma retorno dos Estados Unidos ao multilateralismo nas relações externas, ou seja, o retorno do país às discussões em organismos internacionais, especialmente nas áreas ambiental e de saúde.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo