Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Roberto de Lucena: votações e discussões na Câmara podem ocorrer de forma híbrida

26/10/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Roberto de Lucena (Pode-SP)

A Secretaria de Transparência da Câmara acompanha o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que ampliem a participação da sociedade nos debates legislativas, mesmo de forma remota, e o secretário Roberto de Lucena (Pode-SP) acredita que no início do próximo ano legislativo a área técnica da Casa já possa apresentar o aprimoramento do sistema atual, permitindo discussões e votações de forma híbrida, ou seja, tanto presencial quanto virtual, não apenas no Plenário, mas também nas comissões.

Roberto de Lucena atesta que o sistema atualmente utilizado se tornou um exemplo para os legislativos estaduais e também para parlamentos de outros países. O deputado acrescenta que um sistema híbrido poderá inclusive reduzir custos para a sociedade, porque muitos eventos, como audiências públicas, podem adotar o formato à distância, além, de permitir que a sociedade opine sobre os trabalhos legislativos, garantindo um processo mais transparente e democrático.

Na opinião de Roberto de Lucena, ao longo destes meses de pandemia e isolamento social, a Câmara cumpriu seu papel ao priorizar a votação de propostas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, mas é chegado o momento de reativar o trabalhos das comissões temáticas, para que cumpram seu papel de orientar e dar vazão à tramitação dos projetos que foram apresentados desde o início do ano e não foram analisados.

Apresentação – Marcio Achilles SardiAcompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo