Rádio Câmara

Trilha das Artes

Chico Nogueira: a viola como caminho

Chico Nogueira: a viola como caminho

24/10/2020 - 19h00

  • Chico Nogueira: a viola como caminho (bloco unico)

Ao som de canções que gravou, o violeiro Chico Nogueira, criador da primeira orquestra de viola caipira no Brasil, fala de sua carreira solo, do seu processo de composição e de suas experiências como integrante do grupo Mambembricantes.

SOBRE O ARTISTA

Chico Nogueira nasceu em Taubaté-SP e vem desenvolvendo sua vida musical como autodidata. Participou, juntamente com Brás da Viola, da criação da primeira orquestra de viola caipira do Brasil, em 1991, e da gravação de dois dos três discos daquela orquestra.

Em 1999, tocou com a Cia. Carroça de Mamulengos, e em 2000  criou o grupo Mambembrincante, juntamente com diversas pessoas oriundas de várias áreas da cultura, como teatro e artes plásticas. Cantou, tocou, arranjou e compôs a maior parte das músicas e produziu os quatro discos da Cia. Mambembrincante.

No ano de 2017, compôs grande parte das canções, arranjou, tocou, cantou e regeu as gravações do CD “Expresso do Oriente”, pelo FAC.

Em 2016, lançou seu primeiro CD solo: “Chico Nogueira Viola e Vós". Prepara novo álbum com canções de Chico Buarque. Dá aulas de Viola Caipira e de Teatro de Rua na Escola dos Meninos e Meninas do Parque, na Escola da Natureza e no Proem, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, voluntariamente.

MUSICAS: Loa, de Chico Nogueira | Cotidiano, de Chico Buarque | Nem por la, de Chico Nogueira | Gracias a la vida, de Violeta Parra.


Produção e Apresentação Andre Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE