Rádio Câmara

Reportagem Especial

Atribuições de Prefeitos e Vereadores – Capítulo 3

11/11/2020 - 07h50

  • Atribuições de Prefeitos e Vereadores – Capítulo 3

Capítulo 1: As eleições para prefeitos e vereadores em 2020 foram fortemente afetadas pela pandemia do coronavírus. Tradicionalmente em outubro, neste ano elas foram adiadas para novembro. A reportagem especial desta semana mostra quais são os papéis do prefeito e do vereador.

Capítulo 2: Cerca de 19 mil cidadãos e cidadãs estão disputando uma vaga de prefeito nas eleições de 2020, pretendendo comandar desde metrópoles até pequenos municípios. No segundo capítulo da Reportagem Especial, vamos saber como é a experiência de liderar uma cidade.

Capítulo 3: Como representantes do poder legislativo municipal, os vereadores fazem as leis que regem as cidades e fiscalizam as ações dos prefeitos. Muitas vezes, também é o primeiro passo para aqueles que querem alcançar voos políticos mais altos.

Ouvidos nesse capítulo: Frederico Cattani, advogado e autor do Manual do Vereador; Marcio Coimbra, diretor-executivo do Interlegis; e deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ).

Capítulo 4: Como prefeitos e vereadores lidam com um dilema: há sempre menos dinheiro no Orçamento do que se necessita para implantar políticas públicas e dar mais qualidade de vida à população. Os desafios financeiros dos municípios são o tema do quarto capítulo da Reportagem Especial.

Capítulo 5: No último capítulo da reportagem especial sobre o papel dos prefeitos e vereadores, vamos ouvir sobre as habilidades os futuros ocupantes desses cargos devem ter, na opinião de quem já passou por estas experiências.

Reportagem – Cláudio Ferreira

Edição – Mônica Thaty

Trabalhos técnicos – Marinho Magalhães

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE