Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. João Campos: integração efetiva das forças policiais para combater a criminalidade

20/10/2020 - 09h33

  • Entrevista - Dep. João Campos (Republicanos-GO)

O deputado João Campos (Republicanos-GO) defende a integração efetiva das forças policiais, com a participação também das Forças Armadas, para combater os índices crescentes de assassinatos no país, que atingiram quase 26 mil casos no primeiro semestre deste ano, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O parlamentar lembra que já houve experiências positivas neste sentido, como na realização recente de grandes eventos esportivos.

O deputado lamenta que o número signifique a reversão dos dados observados em 2019, quando houve queda de 18% nas mortes violentas, creditada por ele a uma nova postura com relação ao enfrentamento ao crime, tanto por parte do governo federal quanto em algumas administrações estaduais. Mas ele reconhece que a situação não tem como se perenizar sem uma continuidade nas políticas de segurança pública, com investimentos em equipamentos, insumos e também em soluções de tecnologia, inclusive para compensar a diminuição progressiva dos efetivos policiais.

João Campos observa ainda que o crescimento do total de armas legalizadas representa que o poder público está aumentando o controle sobre a circulação de armas de fogo e munição, e não considera que a ampliação esteja permitindo acesso da criminalidade a mais armamentos, porque do total apreendido, cerca de 100 mil unidades, apenas 6% têm origem irregular.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo