Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alex Manente: secretaria quer aprimorar projeto de reforma administrativa

19/10/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Alex Manente (CIDADANIA-SP)

A Secretaria de Relações Internacionais da Câmara está coletando experiências de outros países para aprimorar o projeto de reforma administrativa que vem sendo discutido pelo Parlamento. O titular da pasta, deputado Alex Manente (Cidadania-SP) defende um serviço público sem privilégios para as categorias mais altas do funcionalismo e também uma administração pública mais enxuta, com o investimento em avanços tecnológicos para atender melhor a população.

Na visão do parlamentar, a reforma administrativa não deve focar necessariamente no custo da máquina pública, mas na eficiência dos serviços oferecidos a partir dos recursos disponíveis. Ele lembra que os cidadãos de países desenvolvidos gastam muito com serviço oferecidos pelo governo, mas em contrapartida não precisam gastar com serviços privados e acrescenta que, no Brasil, os níveis de pobreza ainda exigem a prestação de serviços por parte do poder público em segmento que, em outras nações, são assumidas em parceria com a iniciativa privada, como na área de infraestrutura e setores não essenciais.

Alex Manente também considera que a atuação da sociedade na fiscalização e na cobrança por serviços públicos de qualidade pode aprimorar a oferta de atendimento a toda a população, citando inclusive estudos que mostram que, quanto melhor o serviço oferecido, maior a participação dos cidadãos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo